Quer contactar a Humana Mente?

O que é a Psicoterapia?

A Psicoterapia é o tratamento de doenças e problemas psíquicos através de um conjunto de técnicas que se baseiam numa relação interpessoal entre o Cliente e o(a) Psicoterapeuta. Essa relação desenvolve-se por meio da conversação.

É na conversação que nós estabelecemos a relação terapêutica, considerada muito importante pois, através dela, o Cliente transmite ao(à) Psicoterapeuta os seus problemas e, por seu lado, este(a) devolve, com a máxima eficácia possível, um conjuntos de procedimentos e técnicas que ajudam a pessoa a se

- reconstruir,

- redefinir,

- re-equilibrar.

Muitas pessoas acreditam que a Psicoterapia é apenas um momento de desabafos. Muitas vezes é. Porém, não se limita a isso, muito pelo contrário. A Psicoterapia intervém onde os amigos e familiares não conseguem chegar, uma vez que a própria Terapia faz emergir questões que, muitas vezes, nunca foram debatidas pelo próprio Cliente. A grande importância do processo é a relação entre Cliente e Psicoterapeuta, com o objetivo de trabalhar as questões trazidas durante o processo.

Sensações de leveza, bem-estar e clarividência, são comuns durante uma sessão de Psicoterapia, bem como a percepção de estranheza perante os temas tratados, curiosidade, reformulação; às vezes, desconforto, cansaço e sensação de que uma nova fase se inicia face aos conteúdos internos trabalhados.


Desconstruindo os medos da Psicoterapia... 


... Não sei por onde começar a conversa ... 

Não faz mal, nós começamos por si e, quando perceber, já estamos em processo.

... Tenho receio de chorar ... 

Saiba que chorar é uma reacção natural quando relatamos acontecimentos traumáticos ou sensíveis. 

... Há um tempo limite para as sessões? ... 

Sim, ao final de uma hora e meia e até duas horas, cada sessão decorre. Pode descansar relativamente ao tempo, nós não teremos campainhas anunciando que o fim das sessões chegou ao termo. 

... Haverá respeito e confidencialidade pelos meus problemas?... 

Jamais interromperemos o seu pensamento para impor a nossa visão sobre os seus problemas. Ajudamos, respeitando os seus limites. E, é claro, há um código de ética e confidencialidade a respeitar. 

... Nunca posso faltar às sessões?... 

Sim, poderá faltar embora isso possa prejudicar o percurso efectuado até ao momento e o efeito terapêutico. Pedimos que avise com 24 horas de antecedência pois a sua ausência sem aviso prévio prejudica outras pessoas que poderiam ter aproveitado o seu tempo de sessão. 

... Como sei durante quanto tempo vai durar a minha Psicoterapia?... 

... É livre de interromper a Psicoterapia quando entender. Nós sugerimos um numero de sessões e uma periodicidade que decorrerá da profundidade a ser trabalhada e da premência dos assuntos trabalhados; esta periodicidade será aceite, ou não, de acordo com as suas opções pessoais. 

... Não será uma perda de tempo? ... 

Fazer Psicoterapia não é o mesmo que conversar com uma amiga. Por muito úteis que as amigas seja, elas não conseguem a mesma objectividade, técnica e metodologia que um profissional credenciado. Nós seremos simples, práticos e objectivos. A sua vida merece isso. 

Terapias Individuais

Não existe um melhor espelho para si do que aquele que lhe é dado por uma Psicoterapia consciente, profissional, não invasiva e humanista.  

A Psicoterapia individual ajuda a explorar os seus recursos internos e proporciona-lhe:

  • um guia para observar o mundo exterior,
  • uma bússola para o amadurecimentos dos seus desafios, sem se perder,
  • uma rota para que a vida se suceda de forma equilibrada e tranquila.

Quando uma pessoa é acompanhada em psicoterapia, individual o seu estar e ser transformam-se devido à sua capacidade para olhar para a intimidade das suas emoções e de analisá-las sem receio. Nada é mais maravilhoso do que compreender-se, aceitar-se e encontrar resiliência para enfrentar os seus momentos. 

Terapia Familiar e Conjugal

Nem todas as famílias e casais estão em equilíbrio saudável. É por isso mesmo que a Humana Mente existe: para cuidar de si no âmbito daqueles que lhe são significativos, para que o amor nunca falhe e haja sempre uma forma de o dizer. 

A Terapia Familiar e a Terapia Conjugal são realizadas através do diálogo entre si e a sua Família/Conjuge, com a mediação de um Terapeuta. 

Sejam quais forem as problemáticas, os estímulos envolvem o conjunto de todos os envolvidos, com o compromisso de se entre-ajudarem na busca de consenso, equilíbrio e afecto.

Aquilo que procuramos, todos nós, no âmbito das nossas famílias, é uma integração, uma afectividade, uma compreensão e aceitação incondicional. O facto de podermos não estar integrados não significa que não nos amem, que não tenhamos um comportamento aceitável, ou que a Família esteja em conflito. Muitas vezes, as famílias esforçam-se por dar o melhor mas não conseguem contornar obstáculos geracionais, afectivos, comunicacionais e outros.

Terapia para Adolescentes

Uma subida e descida de um termómetro emocional interior, é assim a adolescência. Ausência de paradigmas e toda a radicalidade em duas verdades: "o mundo é meu" e "nada me pertence".

A adolescência é, na verdade, o período de transição para a idade adulta, durante o qual ocorrem as mudanças físicas, emocionais e cognitivas mais intensas. 

É também a fase de consolidação da identidade, a manifestação de sonhos, desejos e expectativas. 

E depois há os desafios à frente: autonomia para os educadores, escolha da identidade de gênero, relação social e sexual do grupo de pares, ideal profissional, indecisão, frustração, dúvidas e sonhos. Por estas e muitas outras razões, a adolescência é uma fase de grandes conflitos pessoais e interpessoais. 

Consultar a Humana Mente é uma escolha sensata. O apoio que os educadores, pais e amigos estão dando ao jovem será muito importante, mas pode ser consolidado com uma ajuda técnica que aborda as questões de maneira simples, alegre e confidencial.