Fernanda de Fátima Barata - Humana Mente

Comecei a trabalhar em Saúde Mental há 14 anos e registei nessa altura a minha marca: Humana Mente. Desde então, tenho tido oportunidade de manter os meus estudos académicos e de me actualizar permanentemente, ano após ano.

O resultado do meu trabalho consegue-se através do empenho profundo pela qualidade de vida da pessoa humana nas suas diversas dimensões: psicológica, familiar, social e espiritual. Orgulho-me de não deixar ninguém para trás, de ajudar os meus Clientes as tomarem as suas decisões sem invadir as suas escolhas, de auxiliar compassivamente nos  seus maiores obstáculos. 

A experiência é a minha melhor aliada. 

O conhecimento, o meu grande auxílio. 

A vida humana em equilíbrio, esse é o grande desafio.

Fernanda Barata

Qualificações Académicas:


Curso Pós-Graduado em Perturbações do Neurodesenvolvimento, (2010-2020), Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa 


Especialização Avançada em em Neuro-Psicocologia Clínica e Intervenção Neuro-Psicológica - Avaliação e Reabilitação (2018-2020), Instituto Português de Psicologia, Lisboa.


Curso Introdutório em Investigação em Cuidados Paliativos (2018). Sinais Vitais, Coimbra.


Pós-Graduada (2018-19) em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos, Instituto Português de Psicologia, Lisboa.


Terapeuta da Dignidade, (2017), Universidade de Manitoba, Winnipeg, Canadá.


Doutoranda em Ciências Cognitivas e da Linguagem (2015-2018), Instituto Superior de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa.


Pós-Graduada em Processo de Luto: Abordagem Integrativa (2017), Centro de Bioética da Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa.


XI Curso Pós-Graduado de Actualização em O Luto, Centro de Bioética da Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa (2016).


VII Curso Pós-Graduado de Actualização em Decisões Éticas em Fim de Vida, Centro de Bioética da Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa (2016).


VI Workshop em Terapia da Dignidade, Centro de Bioética da Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa (2016).


Mindfulness Based Stress Reduction, Universidade de Bangor, Reino Unido (2015).


Pós-Graduação em Psico-Gerontologia, Instituto Superior de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa (2013).


Pós-Graduação Profissionalizante em Counselling (Psicoterapia na Abordagem Rogeriana), Universidade Autónoma de Lisboa (2004-2010).


Mestrado (pré-Bolonha) em Psicologia das Organizações, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (2000-2004).


Pós-Graduação em Ciências do Trabalho, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (1999-2000).


Licenciatura (pré-Bolonha) em Ciências Sociais, Universidade Autónoma de Lisboa (1992-1997).

Qualificações Técnicas

Formação em Ultrasound Clinical. Hitachi, Madrid. 2018

Participação no II Ciclo de Conferências em Cuidados Paliativos. Instituto São João de Deus, Clínica São João de Ávila, Lisboa.  

Formação em Ultrasound Clinical. Analogic, BK Ultrasound, Dinamarca. 2017 

Curso Avançado de Endoscopia Cirúrgica, Instrumentos e Equipamentos Médicos para as disciplinas médicas de Urologia, Artoscopia, ORL e Ginecologia. Richard Wolf Academy, Knittlingen, Alemenha. 2007

Participação no VIII Workshop de Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo. Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling, Lisboa. 2007

Curso de Microscopia Cirúrgica para as áreas disciplinas médicas de ORL, Neurocirurgia, Ginecologia e Oftalmologia. Carl Zeizz, Oberkochen, Alemanha. 2006

Participação no VIII Workshop de Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo. Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling. Universidade Autónoma de Lisboa. 2006

Aptidão Profissional com o registo CCPFC/RFO-18465/07, para as áreas de Psicologia, Psicossociologia, Sociologia e Relações Humanas. Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua de Professores. 

Participação no Fórum Capital Humano - Ao Encontro das Lideranças. Associação Industrial Portuguesa, Lisboa. 2006

Participação nas V Jornadas da Abordagem Centrada na Pessoa. Universidade Autónoma de Lisboa. 2006

Formação Intensiva em Programação Neuro Linguística dirigida à área da Psicologia Clínica. Instituto de Programação Neuro-Linguística Aplicada, Lisboa. 2005 

Certificado de Competências Pedagógicas - Formação Pedagógica de Formadores pelo CECOA. Certificado de Aptidão Profissional nº 31126/2003.

Formação em: NPEN ISO 9000 - Implementação de Sistemas de Garantia da Qualidade; Auditorias Internas de Qualidade; Gestão e Organização da Qualidade; Gestão Ambiental. CEQUAL, Centro de Formação para a Qualidade. 1998

A HUMANA MENTE 

é um Projecto Clínico registado no INPI em 2006, orientado para o tratamento (em sistema de ambulatório ou domiciliário) e dedicado à assistência humana com total adesão às mais modernas técnicas e metodologias do século XXI: modelos humanistas que trabalham o sistema holístico da pessoa, com especial relevo na família, na sua vida profissional e pessoal, e na reinserção social.

HUMANA MENTE

trabalha diariamente para desenvolver as relações inter-pessoais dos doentes com a sociedade e com a família, melhorar os níveis de comunicação entre uns e outros, moldar as actividades diárias de acordo com um futuro que se pretende seja mais promissor para o todos.

Entende-se ser fundamental atingir estadios de equilíbrio, estabilidade e sólida determinação por parte do doente no que respeita à sua vida e ao seu futuro, no âmbito da sua saúde mental e através da ressocialização ou retoma da sua vida ativa.


A HUMANA MENTE

age de forma sinergética com as terapias biológicas e farmacológicas, quando necessárias, sob acompanhamento médico especializado, e com as várias terapias ocupacionais disponíveis.

O objectivo final, mais do que a cura em si, é a promoção de uma vida nova no seio da vida anterior e nos enquadramentos dos desafios, tendo em conta as características de cada situação, a sua fase evolutiva e o contexto de vida de cada pessoa e família.

Eventos

IPO Porto - Palestra sobre a Terapia da Dignidade


Foi no dia 25 de Outubro, 19, no IPO do Porto: palestra promovida pela Comissão de Humanização desta instituição. 

Tema: Terapia da Dignidade.

Como colocar a Dignidade no radar dos Cuidados Paliativos em Portugal, com os recursos que temos à nossa disposição? 

Uma fantástica audiência de profissionais de saúde lançou ideias: pequenas acções, mudanças de mentalidade e atitude e, acima de tudo, muito sensibilidade no contacto com os doentes diagnosticados com patologia incurável e progressiva.

Uma palavra de gratidão à Sra. Enf. Graça (IPO Porto) pelo convite que muito me honrou e outra ao meu estimado amigo Prof. Dr. Miguel Julião, por enriquecer a minha vida com a sua experiência e conhecimento. 

Para saber mais sobre a Terapia da Dignidade, clique aqui.

Entrevista em 'A Tarde é Sua' - Agosto de 2019


Seminário "Boas Práticas no Acompanhamento Espiritual e Religioso em Cuidados Paliativos" 



Este Seminário, organizado pela Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares, Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e Associação Portuguesa de Capelães, Assistentes Espirituais e Religiosos Hospitalares, decorreu nos dias 1 e 2 de Abril de 2019, em Fátima.

Na sua apresentação, Fernanda Barata falou sobre a Terapia da Dignidade e a investigação iniciada pelo Prof. Dr. Harvey Chochinov, há mais de 20 anos atrás. Para aceder à apresentação, faça o download.

Foi mencionado como o conceito 'Dignidade' evoluiu ao longo dos tempos até chegar actualmente aos Cuidados Paliativos. Num olhar sobre a Terapia da Dignidade, houve possibilidade de conversar com os participantes sobre a questão seguinte: como podemos colocar a 'Dignidade' no radar das pessoas que enfrentam uma doença incapacitante, progressiva, avançada ou incurável? 



Formação 'Terapia da Dignidade', Manitoba CancerCare, Winnipeg, Canadá, 2017


Pós Graduação 'Terapia de Luto, Abordagem Integrativa', Centro de Bioética da Faculdade de Medicina de Lisboa, 2017




Em 2017, o Congresso Mundial de Luto decorreu em Lisboa e a Humana Mente esteve presente.

Estiveram reunidas centenas de profissionais de saúde em discussão sobre os mais diversos temas sobre o Luto, num percurso de 4 dias onde foi possível aprender, discutir, reflectir e abordar reflexivamente temas de difícil abordagem que vêm há décadas a ser trabalhados e investigados. 






Pós-Graduação 'Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos', Lisboa, 2018


Reuniram-se, durante 12 meses, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos, para cumprirem um objectivo comum: aprender a cuidar de pessoas diagnosticadas com patologia progressiva, incurável ou terminal. 






A Terapia da Dignidade é uma Psicoterapia de Intervenção Breve que auxilia doentes diagnosticados dom doença incurável a observarem e reflectirem com pormenor as suas vidas e a delas retirarem o melhor. Resultado?

Menos dor física, menos sofrimento psicológico, menos ansiedade e menos medo. 

Numa frase: mais dignidade em fim de vida.

A Terapia da Dignidade tem vindo a ser aplicada em todo o mundo, com efeitos provados e evidências maravilhosas. Em Portugal, estão a decorrer outras fases de programas experimentais. 







Há muito que o Luto é considerado um tema "dentro" dos Cuidados Paliativos. Em Portugal, a matéria Luto é uma das mais difíceis de colocar no centro das atenções dos quer dos profissionais como dos doentes. 

Em Lisboa, a Humana Mente presta serviços gratuitos de apoio ao Luto, para Mães e Pais. 







Congresso Mundial de Luto, 2017, Lisboa